Nota de falecimento – professor Erni José Seibel

10/02/2022 19:48

Com muita tristeza, comunicamos o falecimento do Professor Erni José Seibel (07/02/2022), do Departamento de Sociologia e Ciência Política. Professor Seibel, como todos o conheciam, era docente da UFSC desde 1978. Inicialmente atuou junto ao Departamento de Ciências da Administração e, desde 1993, no Departamento de Sociologia e Ciência Política, onde se aposentou e continuou como voluntário. Doutor em Ciência Política pela Freie Universität Berlin, fundou o Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas (NIPP), que congregou pesquisadores de diversas áreas e que hoje é uma referência em estudos na área, sobretudo em temas como violência, segurança e gestão de políticas públicas. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Sociologia Política, formou várias gerações de docentes e pesquisadores nos mais diversos campos de conhecimento. “Acima de tudo, Seibel era uma pessoa apaixonada pela Universidade, sempre muito querido por colegas e alunos. Em paralelo às atividades acadêmicas, era um artista plástico reconhecido, atividade para a qual pode se dedicar mais intensamente após a aposentadoria. Vítima da pandemia de Covid-19, deixará muitas saudades!”, conforme destacou o professor Julian Borba (PPGSP/UFSC – Coordenador do NIPP).

Depoimentos e homenagens ao professor Seibel:

“O professor Seibel sempre foi um grande amigo, professor, pesquisador, educador e mestre. Pessoa alegre e inspiradora, uma explosão de boas ideias. Orientou e ensinou muitos estudantes, mas entre  seus maiores ensinamentos estava a importância da ética pública, da igualdade social e da necessidade de lutarmos por uma sociedade mais justa e humana. O amor pelas pessoas, pela arte e pelo conhecimento foram suas orientações durante a vida. Seu legado permanecerá junto a todos que foram tocados pelo seu carinho, bondade e respeito.” Fábio Cadore Hartmann (NIPP/UFSC e IPEVSC).

“Há 10 anos conheci o professor Seibel, que me recebeu de maneira tão gentil quando ingressei no NIPP. Sempre tão aberto a ouvir e compartilhar de nossas inquietações acadêmicas e tão generoso em suas opiniões e sugestões, foi meu orientador de graduação e mestrado. Sem dúvida o professor foi uma pessoa determinante na minha vida acadêmica, e com contribuições que levo hoje a muitos lugares além da academia. Sua partida deixa tristeza e saudade, mas acima disso, muitas lembranças alegres e cordiais. Devo muito ao professor Seibel e sigo tendo muito a agradecê-lo.” Denis Berté Sálvia (NIPP/PPGSP).

Veja também a homenagem publicada na Folha de São Paulo.

Assista a bela homenagem feita por Felipe Maltos Monteiro (UFFS – NIPP/UFSC) e Gabriela Ribeiro Cardoso (UFFS – NIPP/UFSC).