Linhas de Pesquisa

Democracia tem de ser resgatada e fortalecida | Sindicato dos Bancários

 

Linha de pesquisa: Opinião pública e Comportamento Político

A linha de pesquisa se dedica ao estudo e à produção de conhecimento sobre as opiniões, atitudes, valores e comportamento da cidadania. Valendo-se, sobretudo do uso de técnicas quantitativas, experimentais e qualitativas relacionadas à análise causal dos fenômenos políticos e sociais, as investigações dão destaque às temáticas da participação política, dos vínculos entre eleitores e partidos, das clivagens sociais e políticas, da legitimidade democrática e dos valores sociais e políticos. Dentro desse quadro de atividades e interesses mais gerais, as pesquisas desenvolvidas pela linha se concentram em: a) estudos de vitimização social e sua relação com o comportamento social e político; b) na relação entre medo do crime, vitimização e apoio à democracia; d) nas bases das clivagens políticas na América Latina e) no estudo dos vínculos entre eleitores e partidos na América Latina e sua relação com o comportamento eleitoral; f) no estudo das várias modalidades de participação política, seus determinantes e efeitos sobre a democracia; g) na análise da dinâmica constitutiva de movimentos sociais e políticas e seus significados para a democracia. Além das atividades de pesquisa, a linha tem como propósitos promover a formação teórica qualificada nos campos da opinião pública e comportamento político, além da formação metodológica avançada em técnicas quantitativas e qualitativas.

Pesquisadores: Prof. Dr. Julian Borba

Contato:

 

2 – Linha de pesquisa: Estado, Sociedade e Políticas Públicas

A linha de pesquisa se propõe a congregar os esforços de pesquisadores interessados na análise do “Estado em ação”. Reconhecendo a importância dos estudos sobre as políticas públicas a partir da centralidade das instituições e do comportamento político, busca ampliar o foco das pesquisas para sua interação com outras dimensões da vida social. Para tanto, abre-se para uma diversidade de teorias e recursos metodológicos (quantitativos e qualitativos) de investigação das políticas públicas setoriais em sua produção, sua interação complexa com os diversos grupos de interesse e o impacto social das mesmas.

 

Pesquisadores: Prof. Dr. Marcelo Simões Serran de Pinho

Contato:

 

 

Linha de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Educação

Estudos e pesquisas locais, nacionais e internacionais de análise de políticas públicas de educação (história, formulação, implementação e avaliação de políticas); administração e sistemas educacionais, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade; planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão e educação comparada na educação básica em seus diferentes níveis e etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), modalidades de ensino (educação de jovens e adultos, educação a distância e educação técnica profissional) e educação superior; educação, sistemas de ensino, escolas e suas relações entre a sociedade civil e a sociedade política (movimentos sociais); pesquisas quantitativas em educação; estatísticas básicas (descritivas) e avançadas (preditivas); bancos de dados, indicadores sociais e educacionais; avaliações em larga escala; fatores associados ao desempenho escolar; educação e violência, entre outros.

Pesquisadores: Dr. Fábio Cadore Hartmann

Contato:

 

 

Linha de Pesquisa: Políticas de segurança pública, violência urbana e desigualdades.

A linha de pesquisa visa explorar o campo de análise das políticas de segurança pública, considerando seus processos de proposição, implementação e avaliação, bem como, os efeitos sobre a violência urbana e o acúmulo de desigualdades. Questões como: quais são os impactos societais no que diz respeito à produção da violência ao se fomentar e aderir a políticas de liberalização da circulação de armas de fogo? Quais são os atores e redes de grupos sociais, econômicos e políticos que legitimam tais políticas? De que modo se produz legitimidade social para a adesão a essas políticas? Ou quais são os efeitos sobre o tecido social e político de uma política pública que visa o encarceramento em massa? São exemplos de perguntas que tratam da conexão entre os elementos sociais e políticos e que permanecem em destaque nos interesses de investigação desta linha de pesquisa. Além disso, há uma atenção especial aos estudos macrossociais e estruturais da violência, que têm como objetivo monitorar longitudinalmente as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que impactam nas trajetórias das diferentes formas de violência, mensuradas a partir de diversos indicadores criminais, especialmente os casos de homicídios. Por isso, a linha também considera o debate sobre a utilização de diversas técnicas de pesquisa, tanto no campo quantitativo, quanto qualitativo, principalmente nas questões que visem estudar etiologicamente como desigualdades acumuladas afetam a dinâmica da intensidade da violência.

Pesquisadores:

Prof. Dr. Felipe Mattos Monteiro

Contato:

Doutoranda. Gabriela Ribeiro Cardoso

Contato: