Metodologia para um Estudo Preliminar sobre Indicadores Regionais.

Esta técnica tem por objetivo orientar na organização de um trabalho de analise preliminar sobre indicadores regionais. Metodologia: duas direções de analises preliminares são importantes em estudos desta natureza, quais sejam as variações horizontais e verticais. As variações horizontais possibilitam comparação entre os municípios (de preferencia por tamanho), regiões (ou demais unidades federativas se for o caso), sugerindo igualdades/desigualdades. As variações longitudinais possibilitam um resgate histórico sugerindo tendências. Formato: uma base de dados (organizada em Excel e transformada em um ou mais gráfico e um texto de analise (em Word). Procedimentos: Organização do banco de dados:

  1. Selecione uma temática com informações por município/micro e meso (veja Laboratório de Banco de Dados em www.nipp.ufsc.br.).
  2. Organize um arquivo em Excel com os dados por: município; micro-região; meso região e; por tamanho de município.
  3. É opcional também acrescentar os dados do estado e do Brasil.

Medidas estatísticas:

  1. Média aritmética: é a medida mais simples e permite comparação;
  2. Desvio-Padrão: é uma medida de dispersão; expressão se uma questão (mortalidade infantil, p. ex.) tem comportamento muito semelhante nos vários municípios ou se os dados revelam uma dispersão).

Análise dos dados:

  1. Identifique as variações na média (vertical e longitudinal);
  2. Identifique a variação do DP, porem sempre no mesmo indicador.

Fontes (sugeridas): IBGE, INEP, DATASUS, PNUD.