ROUBOS E FURTOS EM FLORIANÓPOLIS: ANALISE DO MOVIMENTO ESPACIAL E TEMPORAL

29/05/2017 08:45

Este TCC ( Evelyn Fogaça Alves)  é fruto de uma parceria entre o Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP) e a Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC) para análise dos dados de furtos e roubos processados pela GEAC. Esse estudo tem como objetivo analisar a variação espacial e temporal dos registros de roubos no período 2011 a 2016 e furtos no período 2013 a 2016 da cidade de Florianópolis e também estabelecer uma associação com a pesquisa “Violências e Sensação de Segurança no Ambiente de Campi Universitários” realizada pelo NIPP. Nessa associação, procuramos realizar uma análise comparativa entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o bairro Trindade utilizando os registros de roubos fornecidos pela GEAC. Com os resultados foi possível notar que a ligação que os eventos de roubos e os furtos têm em comum é o fato de ambos possuírem as maiores ocorrências no Centro da cidade, fora isso eles possuem tendências distintas. Quando analisado o furto pode ser observado que o período de mais ocorrências é o verão. Já o roubo não apresentou uma tendência mensal ou sazonal, mas pode ser notado que os maiores registros são à noite. No estudo comparativo entre UFSC e Trindade, verificou-se que as ocorrências de roubos na UFSC correspondem de 19% a 42% das ocorrências da Trindade e que metade dos crimes registrados no turno madrugada na Trindade são na UFSC.