“Não se produz políticas de segurança pública sem pesquisas de vitimização!” este é o mote principal que será abordado pelo Prof. Marcos Rolim em sua palestra de abertura do Seminário Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança, dia 17/05 às 10h.
O professor deverá abordar a importância de se produzir pesquisas de vitimização no atual contexto, assim como as qualidades das mesmas em contrapor ao problema das chamadas “cifras ocultas” e, ao mesmo tempo revelar o universo “não oficial” da vitimização no cotidiano; a mesmo tempo pesquisas de vitimização também revelam a associação entre a vitimização e o sentimento de insegurança que estes fatos provocam, direta ou indiretamente.
Marcos Rolim, especialista em segurança pública e direitos humanos, oferece uma visão reveladora e desconcertante de um dos assuntos mais prementes da atualidade: a segurança pública. Utilizando dados da moderna criminologia, analisando exemplos e fazendo uma análise comparativa de diversas práticas policiais internacionais, o autor mostra como as polícias podem ser repensadas e quais os parâmetros mais promissores para uma reforma eficaz.
O Prof. Marcos Rolim é Presidente do Instituto Cidade Segura, de Porto Alegre
O sociólogo Riccardo Valente participará do Seminário Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança no dia 18/05 às 9h com uma exposição do método Delphi como estratégia de pesquisa para projetar pesquisas no campo dos estudos de vitimização. De acordo com Valente, as pesquisas atuais de vitimização precisam se concentrar em uma série de tópicos pouco explorados, como a influência da exclusão social e da privação urbana nas percepções e o impacto que o medo do crime e sentimentos de insegurança têm na vida das pessoas. Para isso, painéis de especialistas multidisciplinares e com múltiplas partes interessadas mostram ser uma maneira particularmente eficaz de enriquecer as práticas atuais na elaboração de medições baseadas em pesquisas sobre questões relacionadas ao crime e percepções de insegurança.
Riccardo Valente é sociólogo e pesquisador associado na Universidade de Barcelona. Seu trabalho abrange diferentes tópicos, incluindo a relação entre insegurança subjetiva e crime real, e a análise de padrões sócio-espaciais de privação urbana. Ele obteve seu doutorado em janeiro de 2016, com uma dissertação sobre crime e desigualdade na cidade de Barcelona. Entre 2015 e 2017, foi coordenador científico do @Marginproject, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020. O projeto envolveu sete instituições de cinco países da UE e concentrou-se no estudo da incidência de ansiedades socialmente construídas sobre a percepção de insegurança das pessoas.
Inscrição para Seminários e Eventos