Marcos Rolim: uma visão reveladora e desconcertante sobre a Vitimização e a Segurança Pública

11/05/2018 19:04


“Não se produz políticas de segurança pública sem pesquisas de vitimização!” este é o mote principal que será abordado pelo Prof. Marcos Rolim em sua palestra de abertura do Seminário Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança​, dia 17/05 às 10h.

O professor deverá abordar a importância de se produzir pesquisas de vitimização no atual contexto, assim como as qualidades das mesmas em contrapor ao problema das chamadas “cifras ocultas” e, ao mesmo tempo revelar o universo “não oficial” da vitimização no cotidiano; a mesmo tempo pesquisas de vitimização também revelam a associação entre a vitimização e o sentimento de insegurança que estes fatos provocam, direta ou indiretamente.

Marcos Rolim, especialista em segurança pública e direitos humanos, oferece uma visão reveladora e desconcertante de um dos assuntos mais prementes da atualidade: a segurança pública. Utilizando dados da moderna criminologia, analisando exemplos e fazendo uma análise comparativa de diversas práticas policiais internacionais, o autor mostra como as polícias podem ser repensadas e quais os parâmetros mais promissores para uma reforma eficaz.

O Prof. Marcos Rolim é Presidente do Instituto Cidade Segura, de Porto Alegre