Vitimização e Medo do Crime em Florianópolis: Perspectivas Políticas e Sociais de uma Metrópole Insular 

11/12/2025 14:24

Este é um estudo científico realizado por um grupo de pesquisadores vinculados à UFSC e à UFFS, e é financiado pelo Instituto de Pesquisas de Variações Socioculturais (IPEVSC). Nosso objetivo é investigar:

  • experiências de vitimização por diferentes tipos de crime, em 2025;
  • níveis de medo do crime e sensação de segurança no bairro;
  • fatores sociais, urbanos e políticos que ajudam a explicar essas percepções;
  • como esses fenômenos se relacionam com características da cidade e seus moradores.

Para isso, estamos conduzindo uma pesquisa presencial com amostragem probabilística, que inclui 700 entrevistas com moradores adultos que vivem há mais de um ano em Florianópolis. Todas as respostas são anônimas e confidenciais.

Além das perguntas tradicionais sobre segurança, nosso questionário traz instrumentos atualizados e validados, incluindo medidas de ambiente do bairro, coesão social, participação política e um breve experimento de opiniões. A combinação desses elementos nos permite analisar com maior precisão os fatores que influenciam a segurança percebida.

O projeto é coordenado pelo Dr. Denis Berté Sálvia, pesquisador do NIPP/UFSC, responsável pela coordenação geral e pela supervisão científica do trabalho de campo.

A equipe de pesquisa conta ainda com:

  • Dr. Julian Borba (NIPP/UFSC)
  • Dr. Lucas de Carvalho de Amorim (NIPP/UFSC)
  • Dra. Gabriela Ribeiro Cardoso (NIPP/UFSC/UFFS)
  • Dra. Yasmin Azucena Calmet Ipince (NIPP/UFSC/UFFS)
  • Dr. Felipe Mattos Monteiro (NIPP/UFSC/UFFS)

Todos atuam na revisão bibliográfica, no desenvolvimento metodológico e nas análises dos resultados.

As entrevistas presenciais iniciaram em novembro de 2025, estão sendo realizadas por profissionais treinados e experientes, apoiados em metodologia CAPI. O supervisor de campo, responsável por garantir a qualidade das entrevistas é o entrevistador Leandro Brazuna.

Se você chegou até aqui após receber um cartão durante a entrevista, saiba que sua participação contribui diretamente para a produção de conhecimento científico de qualidade sobre segurança pública na nossa cidade.

Tags: InsegurançaMedoMedo do crimeSegurança PúblicaVitimização