PESQUISADORES DO NIPP VISITAM ESCOLA EM PERITIBA

05/05/2017 09:20

Em passagem pelo Oeste catarinense os pesquisadores do NIPP puderam conhecer o  Programa da Polícia Militar que trata das Violências e Políticas Ambientais. O  projeto de formação de “protetores ambientais” nas escolas. As fotos mostram a visita do grupo à Escola de Educação Básica Irmã Anunciata Sperandio, município de Peritiba em 27/05/2017, acompanhados do  Sargento Chaves. Na oportunidade os pesquisadores puderam dialogar com os professores, alunos  sendo também recebidos pela prefeita de Peritiba NEUSA KLEIN MARASCHINI.

O  programa  da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina chamado Programa de Formação de Protetores Ambientais – PROA, acontece em todo o estado e acompanha o calendário escolar. O curso de capacitação em proteção ambiental ocorre no contra-turno das aulas regulares e  é oferecido para jovens de 12 a 14 anos que estejam regularmente matriculados nas redes educacionais públicas e privadas. São oferecidas 30 vagas por turma e o processo de entrada se dá por processo seletivo (uma prova estadual com questões relacionadas ao meio ambiente). Os alunos recebem material didático, uniforme (estilo militar), alimentação e, na maioria das vezes, transporte. A carga horária mínima é de 180 horas,  sendo 120 reservadas para aprimoramento intelectual e 60 para aplicação do conhecimento e observação de campo empírico. O processo seletivo ocorre no mês de fevereiro de cada ano.

Em Peritiba a turma da Escola Básica Estadual  Irmã Anunciata Sperandio o processo seletivo contou com a participação de 93 alunos dos quais  35 obtiveram classificação para frequentar o curso. O conjunto de disciplinas destacadas pelo eixo pedagógico do projeto direciona-se a cidadania socioambiental. A didática está centrada em 5 núcleos: Polícia Militar e Cidadania – onde se conecta as atividades policial militar e a defesa dos direitos sócioambientais; Fauna, Flrora, recursos Hídricos e Poluição – onde se aprimora as formas de proteção e recomposição dos bens naturais e as necessárias mudanças de comportamento do homem em relação ao elemento natural.  A conscientização e a discussão sobre as violências ambientais e as possibilidades de mitigação na forma comunitária, na forma de políticas públicas ou mesmo individual, são pontos centrais do curso. Ao final do curso em dezembro de cada ano os alunos recebem certificação de protetores ambientais e passam a desenvolver projetos de proteção e conscientização ambiental nos municípios onde residem. As atividades são monitoradas pela Polícia Militar ambiental e por órgão específicos das prefeituras, como é o caso de Ponte Serra, onde alguns alunos, depois de 2 anos de formação seguem desenvolvendo projetos e auxiliando o município nas questões ambientais, ressalta o  Sargento Chaves coordenador dos cursos de protetor ambiental  na região  da Amauc.